10 de Fevereiro de 2013. Blocos de Olinda

De Elefante à Pitombeira, o Canto do Nordeste hoje vem falar dos tradicionais blocos que cruzam nossa linda, histórica e patrimônio da humanidade, nos quatro cantos de Olinda. Precisamente no dia de hoje daremos foco essas duas tradicionais agremiações do carnaval brasileiro.
O Clube Carnavalesco Misto Elefante foi criado no dia 12 de fevereiro de 1952, onde um grupo de jovens saíram pelas ruas do centro histórico de Olinda, segurando um biscuí representando um elefante e cantando uma música de improviso, alguns anos depois se tornou bloco. Sua música-tema, composta por Clídio Nigro e Clóvis Pereira, e é quase considerada um hino de Olinda.
Seu maior rival é a Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos foi fundada em 1947, junto ao Elefante são consideradas agremiações famosas do carnaval de Olinda. Surgiu através de uma brincadeira de um grupo de rapazes que, com dorsos nus e empunhando galhos de pitombeira, seguindo os blocos que desfilavam pela cidade. O Hino da Pitombeira é uma das músicas mais executadas no carnaval de Pernambuco.
Com isso vamos de frevo, na voz de Almir Rouche, no disco Evoé Brasil, Blocos de Olinda:

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Procuras o que?